Alta Floresta/MT, 29 de Março de 2024

Facebook

NOTÍCIAS quinta-feira, 28 de Maio de 2020, 09h:31 | - A | + A

PONTES E LACERDA

PF realiza operação contra garimpo ilegal em terra indígena

Por: GAZETA DIGITAL

PF

A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira (28) a operação Alfeu em Mato Grosso, para o combate ao desmatamento e garimpo ilegal na região de Pontes e Lacerda (448 km a oeste da Capital), em uma terra indígena. São cumpridos 6 mandados de prisão e 7 de busca e apreensão.

A operação tem o objetivo de apurar associação criminosa voltada ao desmatamento e garimpo ilegal no Rio Sararé. A área está localizada na Terra Indígena Sararé, onde as investigações apontam a ocorrência de graves danos ambientais ao rio e à vegetação ciliar.

Os levantamentos indicam que as degradações aumentaram intensamente durante a pandemia da covid-19, com a crença dos criminosos de que os agentes públicos não atuariam para combater o crime na região.

A Operação Alfeu faz parte da ação nacional Verde Brasil 2 e conta com a participação de 200 agentes públicos federais, entre eles, policiais federais, militares, agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O nome da operação é uma referência ao deus do rio na mitologia grega. (Com informações da assessoria)

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS