GAZETA FM ALTA FLORESTA

sexta-feira, 12 de Junho de 2020, 07h:09

Renovação da CNH se tornou mais fácil com aplicativo MT Cidadão

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Gilia Amaral/Detran-MT

Gilia Amaral/Detran-MT

Desde o dia 02 de junho, quando foi disponibilizada a nova versão do aplicativo MT Cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já contabilizou 1.355 processos de renovação online da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A servidora pública Elisa Yuri Yamamoto é uma das pessoas que realizaram o procedimento pelo aplicativo e verificou a praticidade do serviço.

“Apenas com alguns toques na tela do celular abri o meu processo e gerei os boletos das taxas e, após o pagamento, o próprio aplicativo identificou o crédito e deu baixa nos débitos. Parabéns ao Detran e a toda equipe técnica que participou da construção dessa solução, facilitando muito a vida do cidadão”, disse.

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que, com o início do processo de renovação da CNH por meio do aplicativo, fica dispensado o requerimento em papel, diminuindo o número de atendimentos presenciais no Detran-MT, além de gerar economia nos recursos.

“Esse é mais um grande passo do Detran-MT em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), para a desburocratização e modernização dos processos de habilitação no Estado de Mato Grosso”, enfatizou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Além da renovação, a nova versão do aplicativo MT Cidadão também disponibiliza os serviços de solicitação de segunda via da CNH, pedido da CNH definitiva e da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Todavia, o diretor de Habilitação ressalta aos condutores que, para abrir o processo de renovação de CNH pelo aplicativo o condutor não poderá possuir impedimentos e/ou bloqueios em sua CNH, bem como estar dentro de um prazo máximo de 180 dias próximo ao vencimento de sua CNH.

“Ou seja, habilitações que vencerão acima de 180 dias não conseguirão abrir o processo de renovação da CNH por meio do aplicativo MT Cidadão”, reforçou Alessandro.

Atualmente em Mato Grosso existem 1.362.866 condutores habilitados em todas as categorias.

Renovação pelo aplicativo

Para realizar o serviço de renovação da habilitação pelo aplicativo, o cidadão deve entrar na loja playstore da Google e procurar pelo aplicativo “MT Cidadão”. Após baixar e fazer o cadastro, o usuário deve acessar a sua conta, ir em “Meus Documentos” depois em “CNH” e irá aparecer seu nome, categoria da sua CNH, validade, número de registro e quantidade de pontos.

Logo abaixo, na guia “Solicitações”, deverá escolher a opção desejada, no caso específico, “Renovação da CNH”.

Ao clicar em Renovação, deve conferir seus dados, escolher a unidade do Detran-MT para abrir o processo de renovação e se deseja pegar a CNH na unidade escolhida ou receber pelos correios.

Após confirmação, será aberto um campo para a emissão do boleto para pagamento da taxa de renovação da CNH, que é de R$ 132,36.

Após o pagamento da taxa o condutor deverá se dirigir a unidade do Detran-MT escolhida para tirar sua foto e coletar os dados biométricos. Feito isto, basta comparecer a Clínica Médica indicada no RENACH para realizar os procedimentos do exame de aptidão física e mental.

No próprio aplicativo MT Cidadão o condutor poderá consultar o status de auditoria e emissão da sua CNH e aguardar a entrega pelos correios ou buscá-la na unidade do Detran-MT escolhida no início do processo.


Fonte: GAZETA FM ALTA FLORESTA

Visite o website: www.gazetafmaltafloresta.com.br